Engenharia de Produção
EMail

Departamento
A Engenharia de Produção começou a ser individualizada na UFSC a partir de 1969, quando da criação do mestrado na Escola de Engenharia Industrial, através das áreas de concentração em Engenharia Industrial e Gerência da Produção. No início dos anos 70 foi criado o Departamento de Engenharia Industrial que no final da década recebeu a sua denominação: Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Em 1979 foram criados os cursos de Graduação a ele vinculados, em Engenharia de Produção, Habilitações Mecânica, Elétrica e Civil, formam profissionais capacitados para desenvolver trabalhos técnicos tradicionais da respectiva área de habilitação bem como para exercer funções gerenciais e de liderança na produção. Além disso, está vinculado ao departamento o curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, nas opções Mestrado e Doutorado. Em 1972 foi formalizado o curso de pós-graduação em Engenharia Industrial, em nível de mestrado, que, desde 1977, passou a se denominar Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. O doutorado passou a ser oferecido em 1989. Diversos projetos são desenvolvidos no departamento por equipes de professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado, que buscam promover o avanço científico e tecnológico, transferindo conhecimento para o setor produtivo nacional.

Pesquisa
O EPS desenvolve pesquisas que vão desde o mapeamento de doenças que atingem trabalhadores rurais até a análise do desempenho logístico da indústria catarinense. Destacam-se também ações na área de inteligência organizacional e avaliações da atuação de empresas do setor elétrico, da produtividade na construção civil e de programas de transporte público.

Extensão
Entre as atividades de extensão do EPS há projetos que envolvem métodos de apoio à decisão, tecnologia da informação aplicada à gestão de negócios, melhoria de processos produtivos de empresas de pequeno porte e também capacitação de produtores de alimentos em Santa Catarina.

Intercâmbios
Além das instituições de pesquisa, o EPS mantém parcerias com empresas públicas e privadas como Petrobras, Eletrosul, Centrais Elétricas de Santa Catarina e Fiat. Entre as instituições, além das nacionais, figuram universidades da Alemanha, Espanha, França, Portugal e Suécia.

Cursos de graduação
Cursos de pós-graduação
Comunidade acadêmica
Alunos de graduação 648
Alunos de iniciação científica 56
Alunos de pós-graduação 274
Professores 30
Técnicos-administrativos 8
Contato
UFSC – CTC
Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas
Campus Universitário
Trindade – Florianópolis – SC
CEP: 88040-900
tel: (48) 3721-7001
(48) 3721-2725fax: (48) 3721-7075

www.deps.ufsc.br
Facebook Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*